quarta-feira, 23 de março de 2011

Receita de inclusão


Ingredientes:

- 30 a 40 crianças genéricas (isto é, sem rótulos) da mesma faixa etária, ambos os sexos, com habilidades e competências heterogêneas
- 1 a 2 crianças com rótulos catalogados na CID, CIF ou qualquer outra tabela não periódica.
- 1 pacote de apostilas ou livros didáticos pasteurizados (não use produtos in natura que podem atacar os neurônios dos professores)
- 1 pacote de avaliações que sejam rigorosamente idênticas na forma e no conteúdo
- Giz a gosto

Modo de preparação

Pegue todos os ingredientes e coloque num liquidificador da marca "Saladeaula" e bata em alta velocidade por 200 dias letivos, até formar uma pasta completamente homogênea.

Caso, durante o processamento, a massa forme grumos de personalidade, brilhantismo ou atraso, encaminhe o ingrediente resistente para ser dissolvido por um especialista.

Se, mesmo assim, o ingrediente não se adaptar à massa, descarte-o, culpando os fornecedores (da marca PaieMãe) por sua má qualidade ou recomende que seja levado para um liquidificador especial (os melhores são os importados da marca Segregator).

Ao final do processo coe toda a pasta em peneiras de provas locais, regionais, nacionais, internacionais e aeroespaciais. Se você perceber que algum ingrediente corre o risco de não passar na prova e prejudicar o bônus do cozinheiro, sugira que ele fique doente no dia da prova.

Sirva acompanhado de reportagens laudatórias em revistas educação e inclusão.

Descrição da imagem: ilustração de um cozinheiro enfeitando um bolo com creme

13 comentários:

  1. Vou recomendar esta receita para a professora da minha filha Amanda (11 anos) e que atualmente está segregada por ser autista, em escola municipal.

    Receitinha muito boa!!!
    Abraços,
    Cris Frank

    ResponderExcluir
  2. hehe. muito bom, fábio!

    só esqueceu de dizer que o resultado dessa receita é adulto solado.

    ResponderExcluir
  3. Importante esquecer que algumas crianças possuem nome, trate-as por DM,DV etc.. Além de chic mostra que você é uma pessoa muito instruída...

    Já foi provado que essa receita não funciona, mas não custa tentar de novo, afinal que vai querer que a inclusão dê certo?

    Muito bom Fábio. Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Bom demais!!

    É triste, mas eu dei muita risada (ainda mais do liquidificador SEGRAGATOR!)

    Denise.

    ResponderExcluir
  5. Fantástico, como sempre! AMEI o texto!!! Parabéns!!! Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Fábio

    Parabéns pelo ótimo texto, você descreve magistralmente a política educacional vigente.

    Solicito a sua autorização para publicar este post em meu blog, caso seja possível desejo saber se posso mudar a ilustração. Meu e-mail é edpublicabr@gmail.com

    Atenciosamente

    ResponderExcluir
  7. Querido Fabio.
    Da próxima vez que vier aqui, me avise.
    Beijos
    Arimar

    ResponderExcluir
  8. Ótimo esse texto. Parabéns!
    Mostra que o óbvio muitas vezes é o mais difícil de ser percebido. O olhar se acostuma com a paisagem e não percebe mais o que está posto. Muito legal mesmo, texto que não precisa de bula para ser entendido. Abraço

    ResponderExcluir
  9. Mostra fielmente nossa realidade. A inclusão que as escolas dizem fazer... Conheço bem essa realidade de perto e poucos entendem e executam de fato essa inclusão! Triste realidade... Adorei o blog! Parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Olá... Adorei o seu blog! Faço pedagogia na UNEB - Universidade do Estado da Bahia, e estamos cursando a disciplina de Educação, Inclusão e Acessibilidade... As discussões estão a todo vapor, estamos conhecendo e resignificando alguns termos. Trabalho também numa escola regular que oferece essa "Inclusão" que trata seu texto nessa postagem! Adorei!! Postei no blog da minha turma para levantar uma reflexão sobre isso e divulgarei o seu blog para eles! O nosso é http://pedagogiaeinclusao2011.blogspot.com/. Ainda está em construção, mas ele trará relatos de todos da turma em diversas situações. Parabéns pelo seu blog e pelas suas ideias.
    Um abraço! Edna Santos!

    ResponderExcluir
  11. Olá

    Sou professora de uma escola estadual e estou aqui lhe convidando para conhecer nosso blog de LIBRAS onde o nosso objetivo é expandir a Língua de Sinais, pois somos escola pólo para atendimento da pessoa com deficiência auditiva.
    Se você tiver um tempinho e interesse pelo assunto, venha nos visitar. O endereço é:

    http://eeblmlibras.blogspot.com/

    Abraços fraternos

    PS. RECEITA FANTÁSTICA. VOU PASSAR ADIANTE.

    ResponderExcluir
  12. Muito original e verdadeiro!
    Fatima Santos

    ResponderExcluir

"Censura é o uso pelo estado, grupo ou indivíduo de poder, no sentido de controlar e impedir a liberdade de expressão. A censura criminaliza certas ações de comunicação, ou até a tentativa de exercer essa comunicação. No sentido moderno, a censura consiste em qualquer tentativa de suprimir informação, opiniões e até formas de expressão, como certas facetas da arte"

Como bem diz a Cristiana Soares no seu ótimo "Como lidar com o anonimato nos comentários" , o processo de aceitar posts anônimos nem sempre é fácil. Eu optei por permitir que qualquer um escreva seus comentários sem censura.

Mas fica um "disclaimer", ao estilo do mencionado no artigo :
Eu me reservo o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos, que sejam de alguma forma prejudiciais a terceiros ou textos de caráter promocional. Baixo calão fora de contexto idem ibidem.