quarta-feira, 30 de abril de 2008

O primeiro passo para uma Educação Inclusiva

Toda criança tem direito à escola. Entretanto, na hora de matricular um filho com deficiência em uma escola regular, o que muitos pais escutam é : "Desculpe, mas não estamos preparados para receber o seu filho". Mas o que, exatamente, significa esse preparo ?

A frase acima está baseada em uma conceituação ultrapassada : a da "reabilitação" ou "integração", segundo a qual caberia à pessoa com deficiência preparar-se para ingressar na sociedade. Esse conceito, surgido após a Segunda Guerra Mundial e que perdura até os dias de hoje, deu origem às escolas e classes especiais. Mas foi posto em discussão no início dos anos 90. Nosso paradigma é outro : é a inclusão, ou seja - é a sociedade que deve se preparar para receber qualquer pessoa."

Questão de atitude

Cabe à escola compreender que todos os alunos tem ritmos de aprendizado diferentes. E o professor precisa criar estratégias pedagógicas para que cada um consiga aprender o que ele quer ensinar. A escola tem de ser de qualidade para todos os alunos, sem distinção. No fundo, o primeiro passo para a inclusão é uma questão de atitude : quero ou não quero receber alunos com deficiência ? Mais que isso, reconheço nessa pessoa com deficiência um ser humano ou a encaro como um subnormal ?

Essa mudança de atitude não acontece de uma hora para outra. É um processo e, como tal, cheio de dificuldades. Mas estas podem ser superadas em conjunto pelo corpo diretivo da escola, professores e pais. Inclusive quanto à avaliação sobre se é necessário algum preparo específico dos educadores e qual seria, em cada caso, essa especialização.

A inclusão de alunos com deficiência em salas regulares não minimiza os cuidados que a criança deve ter de acordo com a sua deficiência. Mas a função principal da escola não é terapêutica, é educacional. Outro aspecto importante é perceber que crianças com a mesma deficiência não são iguais entre si e o professor, portanto, não pode querer seguir receitas prontas.

O papel dos pais

Por fim, a inclusão implica em quebrar, muitas vezes, a resistência apresentada pelas próprias famílias : a criança tem que estar incluída também em casa. Se os pais acham que seu filho é um "coitadinho" , "especial" ou um "anjo", ele sempre será excluído na sociedade.

Quem ganha com isso ?

A proposta da Educação Inclusiva beneficia todos os envolvidos :

As pessoas com deficiência têm a acesso à Educação formal e a perspectiva de uma vida autônoma.

Os demais alunos aprendem que a sociedade é repleta de diversidade e conseguem, assim, adquirir valores de vida melhores.

O terceiro beneficiado é o educador : a presença de uma criança com deficiência na sala de aula, faz com que o professor perceba que tem 30 alunos que são diferentes entre si, e não um que é diferente dos outros, com isso exercita sua capacidade pedagógica e se torna um professor melhor.

Descrição da imagem : Samuel e colegas numa atividade escolar mexendo em um sapo

Credo Inclusivo


Defendemos a inclusão total e incondicional de todas as pessoas em todos os contextos sociais e o direito de serem beneficiárias dos bens públicos e privados.

Defendemos o processo de transformação da sociedade para atender a singularidade humana e a pluralidade cultural, o que implica em rupturas e mudanças políticas, econômicas e sociais.

Defendemos a cultura da diversidade em oposição a cultura do preconceito, com base nos direitos humanos fundamentais de igualdade, participação, solidariedade e liberdade.

Defendemos a cultura da diversidade na educação não como busca do melhor modelo educativo individual ou de adaptações curriculares, mas da construção de sistemas educacionais inclusivos que assegurem o acesso e a permanência de todos como resultado da qualidade social da educação.

Defendemos a educação como um direito de todos e dever do Estado, seja esse o provedor dos serviços educacionais ou o fiscalizador dos serviços prestados por entidades privadas.

Defendemos a gestão democrática e controle social em todas as instâncias dos sistemas de ensino e nas unidades escolares.

Defendemos que a educação escolar é o instrumento fundamental de desenvolvimento individual, social, cultural, político e econômico do país para garantir o exercício da cidadania.


Descrição da imagem : logotipo do Fórum Permanente de Educação Inclusiva, bonecos de várias cores recebendo mais um boneco diferente